Assinala-se esta segunda-feira [19.08.2024], o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, na Sessão Plenária de 11 de Dezembro de 2008, como forma de homenagear todos os trabalhadores humanitários e funcionários da ONU, que perderam a vida no cumprimento da missão e de apoio às vítimas de conflitos armados.
A data coincide com o dia em que o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, designado como representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas para o Iraque, além de outros 21 funcionários e colaboradores da ONU em Bagdá, morreram tragicamente, durante o cumprimento da missão de paz, em 2003.
A efeméride convida todos os Estados-Membros dentro dos recursos existentes, bem como outras organizações internacionais não governamentais, a observar anualmente esse dia, que também é o Dia da Memória dos Trabalhadores Humanitários, que foram mortos no exercício do seu trabalho.
O Dia Mundial Humanitário é uma campanha do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Os trabalhadores humanitários não têm outro objectivo senão salvar e proteger vidas e suprir necessidades básicas.
A cada 19 de Agosto, é prestada homenagem aos humanitários de todo o mundo, lembrando o papel que desempenham na satisfação das necessidades das vitimas de conflitos, de calamidades e de catástrofes naturais. Os humanitários assumem sempre a linha da frente, esforçando-se para salvar e proteger os necessitados, privilegiando a dignidade das pessoas afectadas por crises diversas.